A A- A+

A História Oral tem sido uma possibilidade de colher depoimentos sobre fatos, pessoas e acontecimentos na perspectiva de reunir elementos da História não escrita. Não compete checar, comparar com os documentos escritos, pois, estes também
carregam as posições de quem o escreveu. A História deve ser plural e escrita por muitas mãos e vozes – é sempre um mosaico. Neste sentido, um dos pré-requisitos e característica da História Oral é a democracia..

O Projeto Memória Viva procura dar vozes aos cidadãos de Rio Claro por meio de entrevistas que visam contar a História do povo da cidade, suas vidas e experiências, ressaltar o valor da vida das pessoas e o significado de suas histórias pessoais na composição de um acervo de memórias e histórias da sociedade e sobre a cidade de Rio Claro.

Este site disponibiliza algumas informações sobre o conteúdo e objetivos do Projeto, assim como documentários de até 15 minutos que contam a História da cidade e de sua gente. Tais documentários são editados pela equipe a partir das entrevistas realizadas com os cidadãos de Rio Claro. Os documentários também são transmitidos pela TV Cidade Livre de Rio Claro (canais 99 analógico) e 10 (digital).